Veja abaixo alguns artigos* que você não pode transportar como bagagem.
Muitas empresas aéreas aceitam transportar cargas especiais, tais como objetos de valor, restos mortais, materiais úmidos e líquidos em geral. Afim de evitar transtornos, certifique-se da informação antes do check-in no aeroporto.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
BAGAGEM
11:40
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Bagagens
- As bagagens deverão estar identificadas, tanto na parte interna quanto externa. A identificação precisa conter nome, endereço (com cidade, país e CEP) e telefone.
- O ideal é que, no endereço citado, tenha alguém em casa no período da estadia.
- Feche sempre as malas com cadeado ou segredo.
- Ao despachar a bagagem, verifique no comprovante se o destino ali impresso é realmente o seu.
- Para facilitar a visualização da bagagem na esteira do aeroporto e não correr o risco de carregar a mala de ninguém por engano, coloque motivos que a diferencie das outras para facilitar seu reconhecimento - como uma etiqueta ou faixa colorida. Retire sua bagagem da esteira logo após o desembarque.
- Na mala de mão, leve sempre um casaco, mesmo quando estiver indo para um destino com temperaturas altas. Isto porque o avião é pressurizado e o ar condicionado interno pode ser forte.
- Não coloque objetos de valor, como jóias por exemplo, na bagagem a ser despachada. Em caso de extravio, ficará difícil provar o conteúdo da mala.
- Objetos de metal e/ou pontiagudos devem ser despachados na bagagem, podendo ainda assim serem retirados da mesma. Na mala de mão, não será possível transportá-los.
Bagagem de mão
Deve ser acomodada sob o assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave, com peso máximo de cinco quilos e dimensão total (altura, largura e comprimento) não excedendo 115 centímetros.
Pode-se carregar ainda, segundo o DAC: sobretudo, manta ou cobertor, cadeira de rotas e/ou muletas, guarda-chuva ou bengala, laptop ou binóculo, material de leitura para a viagem e uma cesta ou equivalente para criança de colo.
Obs.: O DAC determinou que fica proibido o transporte de lap-top / palm-top em bagagem despachada. Determinou ainda que os pontos de inspeção para acesso às áreas restritas dos aeroportos no Brasil devem passar o equipamento pelo raio-x, e solicitar ao proprietário que ligue o mesmo, deixando ligado pelo tempo mínimo de 60 segundos. E também alertou que a recusa por parte do passageiro implicará que o equipamento seja tratado como equipamento suspeito, pelo que determinou aos inspetores acionarem os meios disponíveis de segurança do Aeroporto.
Bagagens não permitidas
Atenção! Não poderão ser aceitos como bagagem caiaque e asa delta em vôos envolvendo conexões com as empresas da Star Alliance.
Produtos perigosos:
» Amostras para testes
» Materiais magnéticos, oxidantes, radiativos e polimerizáveis
» Equipamento de laboratório, de perfuração, elétrico e dentário
» Gases comprimidos
» Produtos venenosos e corrosivos
» Explosivos, munições e fogos de artifício
» Produtos químicos e farmacêuticos
» Líquidos e sólidos inflamáveis
» Barômetros, manômetros e fotômetros
» Butano
» Armas de fogo**
* Produtos sujeitos à Regulamentação de Artigos Perigosos da IATA - International Air Transport Association.
** Exceto quando portadas por autoridades competentes; ou armas desportivas, desmontadas, embaladas e devidamente acondicionadas, devendo ser transportadas no compartimento de bagagem.
Salvo exceções, é obrigatório que o passageiro de vôo internacional com conexão em vôo doméstico, ao desembarcar no Brasil, apresente sua bagagem para inspeção alfandegária, e após a inspeção redespachá-las para o destino final.
Reclamações sobre irregularidades com sua bagagem devem ser imediatamente informadas aos funcionários da companhia aérea no ato do recebimento e antes de deixar o recinto de entrega da bagagem.
Bagagem danificada, extraviada ou violada.
Em caso de danos ou sinais de violação, a bagagem deve ser retirada da esteira do aeroporto pelo passageiro, que precisa comunicar o problema imediatamente à companhia aérea. Normalmente há um despachante da empresa perto. Será preenchido um relatório contendo os detalhes sobre os danos causados.
A empresa aérea deverá ser responsabilizada e pagar indenização ou reparo da bagagem. Em caso de extravio, o passageiro deverá comunicar o problema antes de deixar a área de entrega das bagagens. A empresa tratará de localizar a bagagem e se não tiver êxito, será obrigada a indenizar o passageiro.
Cargas especiais
EUA: Novos procedimentos para inspeção de bagagem nos vôos.
Atendendo ao T.S.A (Transportation Security Administration)
EA 1456-01-07Q, informamos que a partir de 31 de Dezembro de 2002, todas as bagagens com origem nos Estados Unidos embarcando em vôos Internacionais ou domésticos em território americano, incluindo bagagens em conexão, sofrerão inspeção alfandegária através de
Raio-X.
Na chegada aos Estados Unidos os passageiros em conexão serão solicitados a retirar suas bagagens, destrancá-las e entregá-las à empresa do vôo de conexão, na área de interline do aeroporto.
Caso o passageiro não aceite deixar sua bagagem destrancada, o mesmo deverá estar ciente que se por alguma razão, após a passagem pelo RAIO-X, as autoridades solicitarem a inspeção da bagagem, ela será aberta. Caso a vistoria não possa ser efetuada, esta bagagem não será embarcada no vôo de prosseguimento.
Após a inspeção, o T.S.A colocará um cartão na bagagem informando sobre a sua abertura e inspeção.
Caso a bagagem seja danificada na abertura, a mesma será fechada
de maneira que seja transportada de forma segura.
Caso a bagagem seja inspecionada e detectado algo suspeito, a
mesma poderá ser aberta sendo a empresa aérea notificada.
Após a passagem pelo RAIO-X, a bagagem receberá uma etiqueta fluorescente.
A bagagem somente poderá ser embarcada no vôo de conexão caso tenha essa etiqueta afixada.
Caso o passageiro opte por despachar sua bagagem somente até o porto de entrada nos Estados Unidos, deverá estar ciente sobre os procedimentos e será de sua responsabilidade redespachar sua bagagem e fazer seu novo check-in.
»Bagagem de mão:
Deve ser limitada a somente um volume por passageiro e um “Business article” (briefcase, laptop etc).
Cadeiras de rodas, muletas etc são tratadas como exceções.
Alguns instrumentos musicais também poderão ser levados em adição aos itens acima mencionados.
Objetos considerados restritos de serem levados a bordo:
Arma de fogo, isqueiros em forma de arma, partes de armas, réplicas de armas, pistolas, nenhum item que se assemelhe a uma arma, arco
e flecha, furadores de gelo, tesouras pontiagudas, chave-de-fenda (exceto aquela que se aplique para o conserto de óculos), facas de qualquer tipo (permitido somente faca para manteiga com lâmina arredondada e sem ponta), instrumentos cortantes de qualquer tipo incluindo canivetes, estiletes, objetos com lâminas dobráveis ou retráteis independente do tamanho da lâmina ou da composição, tacos de baseball, tacos de cricket, tacos de golfe, tacos de hockeys, martelos, instrumentos de arte marcial, todos os explosivos, incendiários, fósforos em grande quantidade etc.
» Armas:
Caso, ao passar pelo Raio-X, seja detectada arma na bagagem despachada, será solicitado ao passageiro que se dirija à área
específica para proceder à abertura da bagagem para inspeção.
» Desembarque (EUA):
O passageiro deverá entregar a bagagem em conexão destrancada
à próxima empresa.
» Check-in de transferência (E.U.A):
O passageiro deverá despachar a bagagem destrancada. Caso não aceite fazê-lo, deve estar ciente sobre a inspeção e quais medidas poderão ser tomadas pelas autoridades locais (abertura da bagagem, possível danificação na abertura, demora no processo de liberação da mesma, podendo ocasionar até perda de conexão).
» Serviço de Bagagem:
Para dar entrada no processo de dano e violação, o passageiro deve verificar se a referida bagagem possui o cartão do Órgão Americano informando que a referida bagagem foi aberta para inspeção.
Casos sobre violação das bagagens que foram abertas para inspeção pelo T.S.A serão tratados individualmente pelas empresas aéreas, pelo T.S.A e pelo aeroporto em conjunto.
» Observações:
Bagagens não poderão, em hipótese alguma, seguir desacompanhadas.
Não pode haver despacho de bagagem em grupo, com exceção de casais viajando juntos.
Fonte: www.abav.com.br
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