Ah, Paris! Existe sonho mais comum na humanidade do que visitar esta Romântica e Iluminada cidade? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre alguns bairros de Paris! Nos acompanhe nesse Tour!
Comecemos pelo famoso OPÉRA LE GRANDS BOULEVARDS. Esse bairro de vocação comercial, que tem no extremo oeste a famosa Opéra Garnier, deve seu nome aos “grandes boulevares”, na verdade uma única avenida vai até a Place de la République, na região leste de Paris, mudando de nome seis vezes: bd de la Madeleine, bd des Capucines, bd des Italiens, bd Montmartre, bd Poissonnière, bd de Bonne Nouvelle e bd St-Martin. Ufa! A origem dos boulevards é interessante: a partir de 1660, as antigas muralhas que cercavam Paris ao norte foram demolidas e transformadas em alamedas arborizadas – os boulevards. Embora fossem pavimentados desde a década de 1780, os boulevards, que até então ficavam praticamente na periferia de Paris, foram urbanizados na segunda década do século XIX por Haussmann, que introduziu a iluminação a gás e propiciou o crescimento comercial da região. Na região funciona o famoso Museu de Cera.
Partimos agora para MADELEINE / CONCORDE. Este é um bairro elegante e relativamente novo, como outros da zona oeste da cidade. Hoje é bastante central, mas na Idade Média sequer ficava no perímetro urbano parisiense. A região só começou a ser valorizada no final do século XVII, quando Luís XIV mandou construir a Place Vendôme. Um século mais tarde, outra grande praça, a Luís XV (atual Place de la Concorde), foi construída ali perto, à beira do Sena, ao lado do Jardin des Tuileries. A Igreja de Ste-Marie de la Madeleine, ou simplesmente Madeleine, como todo mundo a chama, é uma das mais famosas igrejas parisienses. Com seu frontão triangular e 52 colunas coríntias de 20m de altura, ela mais parece um imenso templo da Grécia clássica do que uma igreja católica. Uma curiosidade: repare que ela não tem nenhuma cruz no alto.
E então, o antigo MARAIS. Esse bairro, que já teve muitos altos e baixos, conserva ainda suas ruas de traçado medieval e lindos imóveis antigos. Animadíssimo a noite é o lugar perfeito para se flanar a qualquer hora do dia. Sua história conta bastante sobre a história da própria Paris. A histórica BASTILLE. O nome desse bairro de Paris vem da famosa prisão da Bastilha, construída na segunda metade do século XIV, onde eram trancados os opositores do regime e os desafetos dos reis da França, derrubada no início da Revolução Francesa. Não se pode dizer que a Bastilha seja um bairro de Paris propriamente turístico, mas certamente ganhou atrativos com as inaugurações da Opéra Bastille e da Promenade Plantée e a criação do Viaduc des Arts. Hoje, velhos imóveis estão sendo reformados e se misturam com outros de construção recente, provocando aumento no preço dos aluguéis, mudança no perfil dos moradores e a renovação do comércio. Os pontos fortes dessa região de Paris são a vida noturna e as manifestações populares.
E sim, o mais famoso de todos: CHAMPS-ÉLYSÉES. Os Champs-Élysées, um bairro relativamente novo de Paris, tem regiões residenciais bem elegantes, mas é predominantemente comercial e turístico. Sua história está muito ligada à da avenida que tem o mesmo nome. Nele ficam diversas embaixadas, escritórios, hotéis de alto padrão e boa parte das butiques mais luxuosas de Paris. Estas concentram-se principalmente no chamado Triangle dOr (“triângulo de ouro”), formado pelas avenidas Montaigne, François I e Champs-Élysées, um verdadeiro delírio consumista para quem está com o bolso cheio. Bons restaurantes, bares e cinemas ajudam a tornar o Champs-Élysées um bairro movimentado e, principalmente aos sábados à noite, um dos lugares preferidos dos parisienses.
Fonte: http://goo.gl/WqoBE
Falando em Paris, aproveite que agora você sabe mais sobre esse destino fascinante e confira pacotes de viagem em nosso site com aéreo saindo de salvador!
Imperdível! http://goo.gl/6WNr0
Imperdível! http://goo.gl/6WNr0
0 comentários:
Postar um comentário