quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coisas sobre Cuba que você não sabia...


É, queridos viajantes! O País da vez, hoje, é Cuba!! Temos aqui algumas coisas curiosas sobre este destino maravilhoso! Confiram:

- Cuba não se resume a uma ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

- As cinco maiores cidades cubanas são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes – 1/5 da população do país.

- Cuba foi dominada pelos espanhóis durante 400 anos. A colonização terminou em 1898, quando a Espanha, após ser derrotada pelos Estados Unidos na Guerra Hispano-Americana, assinou o Tratado de Paris, que pôs fim à dominação espanhola na ilha. 

- Cuba é atualmente um país socialista de partido único e sem eleições diretas. O país foi governado por Fidel Castro até 2008. 

- O Estado cubano é ateu, mas aceita a liberdade religiosa. A religião com maior número de seguidores é o catolicismo romano. O interessante é que 17% da população é adepta da santeria, uma religião de origem africana parecida com o nosso candomblé. 

- A educação e a saúde são totalmente gratuitos. O sistema de saúde cubano é um dos melhores das Américas. Doenças como tétano, coqueluche, sarampo, hepatite B, poliomielite e difteria são quase desconhecidas da população local. 

- A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos. 

- O setor de biotecnologia cubano é dos mais avançados. Criada no país, a vacina contra a hepatite B é vendida para mais de 30 países. A biotecnologia já gerou mais de 600 patentes para drogas, vacinas e sistemas de diagnósticos.

- A salsa surgiu em Cuba na década de 1960 da mistura do mambo e da rumba com danças porto-riquenhas. Recebeu também influências de outros ritmos caribenhos como o merengue dominicano, o calypso de Trinidade e o reggae jamaicano.

- A rumba, aliás, também é uma dança de origem cubana. Suas influências (origem estilística) vem da música espanhola e da percussão africana.

- O mambo é outro ritmo tipicamente cubano. Tem origem nos ritmos africanos do Congo e, afirmam alguns entendidos do assunto, surgiu da expressão “Estás mambo?”, que significa “Tudo bem com você?”. Tem forte influência do bolero.

- O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olímpiadas do que o Brasil.

- Produzida a partír do melaço de cana-de-açucar, o rum é a bebida típica do país. Com ele, pode-se preparar drinques famosos como Cuba Libre, Mojito, Daiquirí, Mulata, Havana Special, Piña Colada, entre outros.

- Assim como os brasileiros, os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, chamado por lá de guarapo.

- Charutos são fabricados no mundo todo, mas o melhor de todo o mundo é o cubano. Os principais fatores que contribuem para tal sucesso são o solo e as condições do clima. 

UFA! Quanta coisa interessante, não é mesmo?! Cuba é mesmo fascinante! Vamos aproveitar que estamos cheios de conhecimento sobre esse belo destino e conferir alguns pacotes de Reveillon? Já imaginou? Passar a virada do ano em Cuba!! É, no mínimo, inspirador! Confira: http://bit.ly/RDyvox




Fonte: http://goo.gl/NKDUc

0 comentários:

Postar um comentário