Planícies lunares elevam-se formações rochosas, de vários tamanhos, que se assemelham à cogumelos, são conhecidas como "chaminés-de-fada", fonte de inspiração para muitos, inclusive para o desenho "Os Smurfs".
A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante as invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades, supondo-se que as mais antigas remontam ao tempo dos Hititas, há mais de 3000 anos, e que muitas ainda estarão por descobrir.
Existem entre 400 e 600 igrejas na região, muitas delas escavadas em rochas, super interessantes de visitar. A maioria tem afrescos que retratam cenas da vida de Cristo, sua crucificação e ressurreição, com os apóstolos, geralmente em tons monocromáticos.
Vulcões ativos há milhões de anos, deixaram uma camada de 150 m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim as incríveis formações rochosas que se encontra na região. Durante a época romana a área serviu como um refúgio para os primeiros cristãos que escaparam.
É muita história para uma terra só, não é mesmo?!
Agora deixamos aqui algumas dicas de lugares para conhecer nessa cidade tão mística: